MECÂNICA DOS SOLOS II


No caso da Percolação sob pranchada (cortina de estacas-prancha) pode ser esquematizada de acordo com a figura abaixo:

Sobre a cortina de estacas-pranchas, a alternativa que melhor se encaixa é:


A água que percola o solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça.
A água que escapa do solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo vertical e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça. 
Para combater esse problema, faz-se um filtro de material argiloso, permitindo assim livre drenagem da água.
A água que percola o solo arenoso da fundação de um reservatório, tem, próxima a face jusante, o fluxo decrescente e ascendente, o que pode originar o fenômeno da areia movediça. 
Para combater esse problema, faz-se um filtro de material argiloso, impedindo assim livre drenagem da água.

A busca pelo grau de adensamento do solo implica em uma série de fatores, dentre eles podemos listar:

      I.        Em qualquer instante e em qualquer posição da camada que está adensando.

    II.         As deformações.

    III.        Os índices de vazios, as tensões efetivas e as poro-pressões correspondentes.

 

Estão corretas as afirmações:


I, II e III.
Apenas a I.
I e II.
Apenas a II.
I e III.

A partir da figura a seguir:

 

Marque a alternativa CORRETA:



Diagrama de tensão-deformação das camadas do solo representando o desenvolvimento linear do acúmulo de forças que cada camada gera na camada inferior. 
A figura mostra o valor das áreas respectivas aos tipos de solos e o valor das cotas de profundidades de um solo qualquer.
Diagrama de tensão-deformação do solo composto por camadas de tipos de solo diferentes.
Os valores das tensões horizontais cisalhantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações verticais atuantes nas camadas mais inferiores.
Os valores das tensões verticais atuantes nas camadas de solos, mostrando o efeito de somatório de ações atuantes nas camadas mais inferiores. 

O solo é um sistema particulado composto de partículas sólidas e espaços vazios, os quais podem estar parcialmente ou totalmente preenchidos com água. Os decréscimos de volume (as deformações) dos solos podem ser atribuídos, de maneira genérica, a três causas principais:


Compressão das partículas líquidas; compressão dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da argila mole (no caso de solo saturado) e compressão do sólido (ou dos grãos) existente nos vazios.
Compressão das partículas sólidas; compressão dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da água (no caso de solo saturado) e compressão da água (ou do fluido) existente nos vazios do solo.
Compressão das partículas sólidas; alívio dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da argila mole (no caso de solo saturado) e compressão da água (ou do fluido) existente nos vazios do solo.
Compressão das partículas sólidas; compressão dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da argila mole (no caso de solo saturado) e compressão da água (ou do fluido) existente nos vazios do solo.
Compressão das partículas sólidas; alívio dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da água (no caso de solo saturado) e compressão da água (ou do fluido) existente nos vazios do solo.

A água se desloca no interior do solo quando é submetida a diferenças de potencial, o estudo da condutividade hidráulica dos solos tem importância pois este estudo implica em um grande número de problemas práticos. Assinale a alternativa que lista alguns dos problemas citados:


No cálculo das vazões e no tamanho das camadas de solos.
No cálculo das vazões e da identificação do tipo de solo.
Na análise de recalques e da identificação do tipo de solo.
Nos estudos de estabilidade e no cálculo das vazões.
Na análise de recalques e no tamanho das camadas de solos.

O adensamento pode ser descrito por uma solução geral, baseada primeiramente nas seguintes condições de contorno:

I.        A camada compressível está entre duas camadas de elevada permeabilidade (areias), ou seja, ela será drenada por ambas as faces. Define-se que a máxima distância que uma partícula de água terá que percorrer, até sair da camada compressível, será a distância de drenagem (Hdr).

    II.        A camada de argila receberá uma sobrecarga que se propagará linearmente, ao longo da profundidade (como um carregamento ocasionado por um aterro extenso, por exemplo).

   III.        Imediatamente após a aplicação do carregamento, a sobrepressão hidrostática inicial, em qualquer ponto da argila, será igual ao acréscimo de tensões, tal como se viu na analogia da mecânica do adensamento.

                                

Estão corretas as afirmações:


I e II.
Apenas a I.
I, II e III.
I e III.
Apenas a II.

Um exemplo clássico deste tipo de rede de fluxo são as barragens de terra, conforme representado na figura.

Sobre a figura acima, podemos afirmar que:


Apresenta um fluxo de água graças a carga sendo mantida constante entre montante e jusante.
Com o intuito de proteger a barragem do fenômeno de erosão interna (piping) e para permitir rápida drenagem da água que percola através da barragem, utiliza-se filtros construídos na parte inferior da barragem, como filtros horizontais da figura.
Com o intuito de proteger a barragem do fenômeno de erosão externa (piping) e para permitir rápida drenagem da água que percola através da barragem, utiliza-se filtros construídos na parte externa da barragem, como filtros horizontais da figura.
Apresenta um fluxo de água graças a carga sendo mantida constante internamente na barragem.
Com o intuito de proteger a barragem do fenômeno de erosão interna (piping) e para permitir rápida drenagem da água que percola através da barragem, utiliza-se filtros construídos na parte inferior da barragem, como filtros horizontais da figura, porém seria mais efetivo se os filtros fossem verticais.

Calcule a tensão efetiva total, no ponto D, dado que:

  • H1= 5 m
  • H2= 4 m
  • H3= 3,7 m
  • Yw  = 10 Kpa                   


120,2 kPa.


125 kPa.


133,6 kPa.


132 kPa.


137,6 kPa.

Assinale a alternativa que melhor complementa a afirmação abaixo:

A hipótese de homogeneidade, implícita na teoria da elasticidade, foge da realidade em muitos casos, mas não porque o solo seja constituído por camadas nitidamente distintas (argilas, areias, siltes etc.).

A principal consideração a ser feita, em relação à heterogeneidade refere-se à:


Apenas a forma da curva, tensão e deformação.


Apenas ao módulo de umidade correspondente.


Forma da curva, umidade, deformação e ao módulo de umidade correspondente.


Forma da curva, deformação e ao módulo de umidade correspondente.


Forma da curva, tensão, deformação e ao módulo de deformabilidade correspondente.

Observados em solos argilosos saturados como resultado do ajuste de deformações plásticas ou residuais do solo. É uma forma adicional de compressão que ocorre sob tensão efetiva constante.

Com a análise da figura, podemos afirmar que o tópico acima trata-se de:


Comportamento do solo mediante a um alívio.


Adensamento tanto primário quanto secundário.


Apenas de adensamento primário.


Apenas de adensamento secundário.


Apenas recalque elástico não tendo relação com o gráfico.

Páginas: 123456